Malapascua & Gato

Depois de reencontrar Francis e dele decidir que direção queria tomar, apanhámos três jeepneys para chegar à estação de autocarros norte. Aí, almoçámos e comemos um gelado antes de partirmos em direção à pequena vila portuária de Maya. A quente e apertada viagem de cinco horas, foi trilhada numa estrada com “alguns” buracos e passada a dormitar. Quando chegámos, já não existiam barcos para fazer a travessia para a ilha de Malapascua e sem nada podermos fazer, ficámos num cafunfinho, onde tentámos dormir o melhor possível. 😛

A Maya (1)

IMG_1110 (FILEminimizer)      IMG_1112 (FILEminimizer)

Assim que o primeiro barco partiu (8.00) arrancámos para a ilha de Malapascua e o nosso primeiro passo foi procurar a escola de mergulho Fun & Sun com quem já tinha mergulhado na ilha de Coron e que me tinha deixado excelentes indicações de qualidade e de profissionalismo. Durante o dia deambulámos pela minúscula ilha, observámos as águas verdes e azuis cristalinas, algumas zonas de praia de areia branca, pequenas aldeias, os simpáticos nativos (principalmente as sorridentes crianças), alguns estragos provocados pela passagem do super tufão e relaxámos na área comum da nossa escola de mergulho enquanto esperávamos pelo entardecer. No primeiro mergulho (Ligthouse), vimos uma longa “dança” de acasalamento de raríssimos peixes-mandarins, sobre a incidência de luzes vermelhas e sensuais; tive o meu primeiro encontro com cavalos marinhos; vimos lulas a brilhar, havendo uma delas que se enamorou da luz da nossa lanterna e a seguiu “cegamente” e uma lula praticamente microscópica, engraçadíssima… 🙂

B Malapascua (3)       IMG_1178 (FILEminimizer)

IMG_1117 (FILEminimizer)     IMG_1119 (FILEminimizer)

IMG_1124 (FILEminimizer)     IMG_1128 (FILEminimizer)

No segundo dia, às 5.00 já estávamos a caminho do nascer do sol e do nosso encontro com os magníficos tubarões Thresher em Monad Shoal. Neste local, enquanto estávamos agarrados à parede e a uma distância considerada ecologicamente aceitável, vimos em simultâneo três destes magníficos animais a deslizar suavemente no grande azul. Poder observar a sua suavidade e graciosidade e num ápice, ver a mudança de direção brusca e aceleração brutal, fez-me tomar verdadeiramente consciência dos seus instintos predatórios letais. Os seus olhos eram redondos e grandes, a sua pele cinzenta e brilhante, mas a característica mais diferenciadora e fascinante, era a sua barbatana caudal longuíssima e que os distingue de todos os outros tubarões. Um encontro apaixonante e adrenalizante! 😀

IMG_1139 (FILEminimizer)     IMG_1154 (FILEminimizer)

IMG_1164 (FILEminimizer)      IMG_1186 (FILEminimizer)

Terminado o mergulho regressámos a Malapascua e depois do pequeno-almoço, partimos novamente, desta feita para a pequena ilha de Gato. Ao largo deste ilhéu, fizemos mais dois mergulhos brutalíssimos e que em termos de mundo macro foram de classe mundial. Em Gato, vi pela primeira vez alguns peixes e crustáceos raríssimos e espetaculares: um minúsculo peixe sapo branco, que mais parecia um coral; três ornate ghost pipe fish; um engraçadíssimo cuttlefish; um sweetlips microscópico; um boxfish amarelo e minúsculo; vários tipos de camarões (cleaners, um pequeno mas poderosíssimo mantis e vários harlequin, quais pequenas e delicadas flores); diferentes tipos de caranguejo, entre eles um pequeno spider crab; uma cobra do mar, um peixe-pedra; moreias; diferentes nuddiebranchs e alguns tubarões (white teep reef e bambo). Ainda em Gato, estivemos dentro de uma caverna/túnel que percorria a pequena ilha de ponta a ponta e na saída da mesma, vi tal como em Sipadan a luz a penetrar na escuridão! E a revelar-nos um mundo de reflexos, brilho e luz. Espectacular! 😀 Em Malapascua e Gato, quatro mergulhos. Quatro mergulhos de sonho! Cem por cento de eficácia. Muito divertimento a bordo e vários momentos National Geographic. 😀

B Malapascua (21)     B Malapascua (20)

IMG_1197 (FILEminimizer)      IMG_1199 (FILEminimizer)

IMG_1208 (FILEminimizer)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )