Sala de Aulas? Supermercado!

Durante a deambulação do primeiro dia em Xi´an encontrei um Wallmarte (o meu primeiro super-mercado na China) e fiquei maravilhado. 😀 Senti-me tal e qual uma criança à solta num parque de diversões e ao invés de comprar o que necessitava e pôr-me a mexer, passeei pelo seu interior e fiz dele um local de aprendizagem sobre o país.

No primeiro momento, andei apenas a ver toda a gama de produtos diferentes e a extasiar-me com a quantidade diferente de fruta e vegetais, especiarias, óleos, farinhas… Num segundo momento tentei aprender os preços de produtos com os quais lidava no dia-a-dia: fruta, garrafas de água, chocolates e bolachas, pacotes de leite… E finalmente virei as agulhas para um mini “estudo sociológico” do qual fez parte a observação dos produtos gerais (higiene, limpeza, detergentes…).

O super-mercado de um país é um dos seus principais reflexos, uma vez que é aqui (e não só) que os cidadãos comuns se movem. Como tal, este local pode dizer-nos e ensinar-nos muito mais que um monumento, um museu ou um templo. Eles estão lá, só precisam que vocês entrem neles e os observem com atenção. 🙂

P.S. – Esta avaliação com as suas ressalvas também é válida para os mercados de rua.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s